José Rodrigues .esteve em risco de vida

José Rodrigues dos Santos, de 60 anos, esteve à conversa com Bárbara Guimarães, no programa ‘Irresistível’, da SIC Mulher, onde recordou o momento em que a sua profissão o deixou em perigo de vida.

“Timor foi dos sítios onde sentiste a morte mais perto de ti?”, questionou a apresentadora, ao qual o jornalista da RTP assentiu, contando depois o porquê de ter corrido risco de vida, no cenário de guerra.

“Foi o mais perigoso (…) Eu estive em muitas guerras e normalmente quando estamos numa guerra, claro que podemos levar um tiro ou levar com uma bomba mas será por azar, não somos um alvo.

“Mas em Timor não, as pessoas viam a RTP Internacional em Timor, era a voz de Portugal e eu era o rosto e para as milícias indonésias, eu era o inimigo”, contou o jornalista da RTP, contando mesmo um ataque que sofreu quando estava no hotel.

“Dispararam contra mim e tudo. Não fui atingido, felizmente”, recordou o carismático pivô do Telejornal, da RTP, que escreveu o livro ‘A Ilha das Trevas’, em 2002, um romance com base em Timor