Francisco Monteiro, ex-concorrente do Big Brother 2023, abriu o coração numa recente entrevista ao podcast Devaneios, de Tiago Paiva…
Durante mais de duas horas de conversa, o vencedor do reality show falou sobre o seu percurso, incluindo a passagem pelo Dubai e a difícil experiência vivida na Suécia.
O ex-BB revelou que, após regressar a Portugal, sentiu um forte choque de realidade e decidiu procurar novas oportunidades fora do país. Assim, partiu para a Suécia, onde assumiu o cargo de treinador num dos dois únicos clubes de padel da cidade onde se instalou. No entanto, rapidamente percebeu que a realidade sueca não correspondia às suas expectativas. “É verdade que os nórdicos são um povo muito limpo e desenvolvidos em certas coisas, mas noutras… Havia ali muitas coisas que, para mim, não faziam sentido”, partilhou.
Final’
Um dos aspetos mais difíceis foi a forma como os emigrantes eram vistos em certas zonas do país, sobretudo no norte. Monteiro relatou episódios de desconfiança e discriminação por não ser sueco e por falar inglês. “Se tu começas a falar inglês, está o ‘caldo entornado’. Já olham para ti de outra maneira”, revelou, explicando que mesmo sendo uma figura respeitada no clube de padel, sentiu que nunca foi completamente aceite.
O momento mais tenso da sua estadia aconteceu numa noite, quando se envolveu numa confusão com um grupo de suecos à saída de um bar. “Eles sabiam que eu não era sueco e não gostaram que eu estivesse a falar com duas ou três alunas minhas”, contou. A situação escalou rapidamente e, ao tentar explicar-se às autoridades, sentiu-se em desvantagem por não falar sueco. “Os seguranças e a polícia foram inacreditáveis comigo – no mau sentido. Quando vi o desenvolvimento daquilo, parecia de terceiro mundo”, lamentou.
Desiludido com a experiência, Francisco Monteiro decidiu abandonar a Suécia e regressar a Portugal. “Nunca mais na minha vida”, garantiu, deixando claro que essa fase marcou um grande choque de realidade para si. Apesar dos desafios, Monteiro não desistiu dos seus objetivos e acabou por encontrar um novo rumo ao tornar-se um dos rostos mais mediáticos do Big Brother.