Sismo de Magnitude 4 Abala São Jorge e Faial: Tudo o Que Precisa de Saber – News Agora Mesmo

Sismo

Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter foi registado na madrugada desta terça-feira, 20 de fevereiro, nas ilhas de São Jorge e Faial, nos Açores. O abalo ocorreu às 03h51 locais (04h51 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 36 quilómetros a oeste de Vitória, na ilha Graciosa, segundo informações do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com os dados disponibilizados pelo CIVISA, o tremor de terra foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada em várias localidades, nomeadamente Rosais, Velas e Manadas (concelho de Velas, ilha de São Jorge) e em Feteira e Flamengos (concelho da Horta, ilha do Faial). Este nível de intensidade pode provocar oscilações em objetos suspensos, vibração semelhante à passagem de veículos pesados e até pequenos deslocamentos de móveis e outros objetos.

Segundo a escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, um abalo com 4,0 é classificado como “ligeiro”. No entanto, a perceção do sismo pelas populações é avaliada através da escala de Mercalli Modificada, que descreve os efeitos do tremor na superfície terrestre. Com intensidade IV, o abalo pode provocar o tilintar de vidros e loiças, enquanto que na intensidade V já é possível sentir o tremor ao ar livre, objetos podem tombar e as pessoas são acordadas pelo movimento.

Apesar do impacto sentido pelos habitantes das ilhas afetadas, não há registo de danos materiais significativos nem de feridos até ao momento. As autoridades locais e os serviços de proteção civil continuam a monitorizar a situação, garantindo que a população esteja informada e preparada para eventuais réplicas.

Os Açores são uma região com atividade sísmica frequente devido à sua localização na junção de três placas tectónicas (Euroasiática, Africana e Norte-Americana). Os especialistas aconselham os residentes a manterem-se atentos às recomendações das entidades oficiais e a adotarem medidas de segurança adequadas em caso de novos abalos.