Suzana Garcia critica Marcelo Rebelo de Sousa após declarações sobre Luís Montenegro

 

Suzana Garcia não ficou indiferente às recentes declarações sobre o primeiro-ministro Luís Montenegro e usou as redes sociais para expressar a sua opinião de forma contundente…

A advogada e comentadora recorreu ao Instagram, esta segunda-feira (4), para lançar críticas diretas a Marcelo Rebelo de Sousa, recorrendo a termos como “snob”, “rural” e “oriental”.

“Um snob não pode chamar outro de rural e provinciano e depois esperar que o visado lhe ligue a pedir conselhos, como o outro lento e oriental. Mesmo se for, por exemplo, o Presidente da República”, escreveu Suzana Garcia, numa referência clara ao atual chefe de Estado.

As palavras da ex-candidata à Câmara da Amadora surgem na sequência de declarações feitas por Marcelo Rebelo de Sousa, há cerca de um ano, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. Nessa ocasião, o Presidente da República descreveu Luís Montenegro como “urbano com comportamentos rurais” e António Costa como “lento” e “oriental”. A caracterização gerou grande repercussão e voltou a estar em destaque agora que Montenegro assumiu o cargo de primeiro-ministro.

Marcelo Rebelo de Sousa, que sempre teve um estilo comunicativo peculiar, admitiu recentemente a dificuldade de adaptação ao novo chefe do governo, reforçando que o perfil de Montenegro é muito distinto do de António Costa. “Não imaginam como é difícil eu adaptar-me a um novo primeiro-ministro”, confessou, de acordo com um áudio revelado pela agência Lusa e pelo jornal Correio Braziliense.

As declarações continuam a gerar debate no cenário político e na opinião pública. A crítica de Suzana Garcia reflete uma corrente de pensamento que vê nas palavras de Marcelo um tom desajustado, especialmente num momento de transição governativa. Resta saber se o Presidente da República responderá a estas acusações ou se manterá a sua postura habitual perante as críticas.