Manuel Luís Goucha e a mãe
Apresentador da TVI relembra a vitória histórica e revela ligação especial da sua mãe ao primeiro vencedor do reality show
Zé Maria, o grande vencedor da primeira edição do Big Brother em Portugal, continua a ser uma das figuras mais enigmáticas da televisão nacional. Natural de Barrancos, o ex-concorrente optou por uma vida discreta e afastada dos holofotes, recusando sucessivos convites para regressar à televisão. Manuel Luís Goucha, um dos rostos mais icónicos da TVI, revelou recentemente que tentou entrevistá-lo várias vezes, mas sempre sem sucesso.
Em declarações à revista TV Guia, Goucha explicou que, ao longo dos anos, tentou persuadir Zé Maria a conceder-lhe uma entrevista, mas este sempre recusou de forma educada. “Já várias vezes ao longo dos anos falei com o Zé Maria e tentei que ele tivesse uma conversa comigo [em televisão]. Ele sempre foi recusando muito educadamente”, afirmou. O apresentador sublinha que respeita totalmente a decisão do ex-concorrente, reconhecendo o impacto que a sua vitória teve na altura.
Goucha destacou que Zé Maria, hoje com 51 anos, enfrentou uma exposição mediática sem precedentes no país. “Ele venceu o primeiro reality show que houve, as pessoas não estavam preparadas para o que ia acontecer, para o impacto da popularidade que acabaram por conquistar”, refletiu. Apesar da recusa contínua em aparecer publicamente, Zé Maria garante que leva uma vida tranquila e longe das câmaras. “Ele diz que está muito bem, na sua vida. Mas não quer aparecer, não quer falar. E também não quer que falem dele”, revelou o apresentador.
Uma das revelações mais surpreendentes de Goucha foi a ligação especial da sua mãe à histórica vitória de Zé Maria. O apresentador contou que, na noite de passagem de ano em que o concorrente venceu o Big Brother, ele estava em Nova Iorque, mas a sua mãe estava em Portugal, completamente colada ao televisor. “Lembro-me perfeitamente de que nessa passagem de ano em que ele ganhou, eu estava em Nova Iorque, mas a minha mãe, em Portugal, estava agarrada ao televisor a ver se era ele que ia ganhar, tal como a maior parte dos portugueses”, partilhou.
A história de Zé Maria continua a despertar curiosidade, mas o ex-vencedor mantém-se firme na decisão de preservar a sua privacidade. Enquanto isso, Manuel Luís Goucha mantém o desejo de um dia conseguir sentar-se com ele para uma conversa reveladora. Até lá, a memória da sua vitória e do impacto que teve no país continua bem presente na história da televisão portuguesa.