Confrontos entre forças pró-governo e combatentes drusos causam 11 mortos perto de Damasco
Pelo menos 11 pessoas morreram na noite passada em confrontos violentos em Sahnaya, a cerca de 15 km a sudoeste de Damasco, segundo informou a agência oficial síria SANA. Os combates, de natureza sectária, envolveram forças ligadas ao Governo sírio e combatentes drusos, marcando um novo episódio de tensão na região.
As autoridades sírias anunciaram a abertura de uma investigação rigorosa para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no incidente. “Será feita justiça”, garantiu fonte oficial.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido, confirmou a morte de pelo menos dois combatentes drusos em confronto direto com forças pró-governo. O cenário no terreno foi descrito como caótico e assustador por testemunhas locais.
“Não dormimos a noite toda (…) estão a cair morteiros sobre as nossas casas”, relatou o ativista Samer Rafaa à AFP, por telefone, dando conta do clima de terror vivido pelos residentes da zona.
A cidade vizinha de Jaramana também registou episódios de tensão, intensificando os receios de uma escalada da violência sectária numa altura em que o país tenta manter alguma estabilidade após mais de uma década de guerra civil.