Associação Portuguesa de Menopausa diz que promoção de “produtos que perpetuam a desinformação prejudica as mulheres”. Ginecologista não vê vantagens no uso e alerta para risco de infeções.
Apesar de o produto ter sido “testado dermatologicamente e ginecologicamente”, a VIDAs recorda que na menopausa “o corpo feminino enfrenta mudanças significativas, como secura vaginal, infeções recorrentes ou disfunções urinárias”. Desta forma, “produtos que prometem mascarar odores naturais podem: alterar a microbiota vaginal, aumentando o risco de infeções, disfarçar sinais de alerta, atrasando diagnósticos, provocar irritações em pele sensível, especialmente nesta fase da vida”.
Ao CM, a Dra. Irina Ramilo, ginecologista e obstetra no Hospital Lusíadas, afirma que Pipy “não é bom nem mau”. “Por ter água e ácido lático na sua composição consegue hidratar e refrescar. Mas em pessoas mais sensíveis pode alterar o pH natural, porque pode acumular mais fungos e dar origem a infeções [como a candidíase ou a vaginose bacteriana]. Por isso é que é preciso cuidar bem dessa zona”, explicou.
Apesar do aviso ‘Não ingerir’ e ‘evitar o contacto com áreas sensíveis’, a especialista diz que “por não ter muitos químicos, nem demasiado perfume, não vai haver problemas com isso, mesmo no sexo oral”. Por outro lado, explica que “usar só água é o mais essencial”.
“Este produto não vai causar grandes problemas, desde que não seja usado em demasia. Qualquer humidade naquela zona torna-a mais predisposta para apanhar fungos e bactérias”, remata, deixando a aquisição de Pipy ao critério de cada mulher: “Se querem comprar uma bruma de 30 ml por 29,90 euros é uma opção que é delas.”
BRASIL ANITTA TEM O PUZZY
Em 2022, a cantora brasileira Anitta lançou um perfume para a zona íntima, Puzzy by Anitta. Imediatamente vários especialistas alertaram para os riscos da sua utilização. “Esses produtos são desnecessários desde que você mantenha uma higiene adequada”, disse a ginecologista Karina Tafner à Globo.Pip
Este ano, Cristina Ferreira, de 47 anos, deixou de lado o mundo das revistas e lançou #eusouGIRA, uma plataforma que vai contar com um podcast e onde terá à venda vários produtos. O primeiro é a bruma íntima Pipy.