O ator de 97 anos falou sobre a sua última vontade durante uma homenagem especial
Ruy de Carvalho, um dos maiores ícones da cultura e do teatro português, fez uma revelação inesperada sobre o seu futuro. Durante a inauguração da exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho, no Palácio Baldaya, em Lisboa, o veterano ator partilhou que deseja ser cremado quando falecer e que as suas cinzas sejam depositadas na Madeira, ao lado das da sua falecida esposa, Ruth.
A revelação foi feita por Nélson Mateus, mentor do projeto, que explicou que esta é a vontade expressa do ator. “As cinzas da Ruth foram depositadas na Madeira, de onde era natural. Um dia, quando o Ruy morrer, daqui a muitos anos, vai ser cremado e as cinzas também vão ser depositadas na Madeira”, disse, perante a emoção dos presentes.
João de Carvalho, filho do artista, reagiu com alguma reserva: “Se deixarem”, deixando no ar a possibilidade de ainda haver questões por resolver sobre essa decisão. No entanto, o próprio Ruy de Carvalho, com o seu habitual bom humor, respondeu entre gargalhadas: “É para lá que eu vou, um dia, quando for cremado. Ou cromado, como se costuma dizer.”
Apesar do tema delicado, o ator, que completa 98 anos em março, deixou um pedido especial para os seus fãs e entes queridos. “Não quero que ninguém fique triste quando eu partir. Quando eu partir, quero que estejam todos bem-dispostos.”
A exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho estará patente no Palácio Baldaya, em Benfica, até ao dia 2 de março e celebra a extraordinária carreira do ator, que continua a emocionar e inspirar gerações de portugueses.