Terremoto foi considerado de média intensidade. Para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus na escala Richter.
Um terremoto de 4,5 na Escala Richter, considerado de média intensidade, foi registrado nesse sábado (1º), em Poconé a 104 km de Cuiabá, conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Moradores da região relataram ter sentido o tremor. De acordo com o comerciante Deni Geloni, o abalo sísmico ocorreu por volta das 5h, mas teve uma duração breve.
“Conversei com o pessoal, vizinhos e todos sentiram. Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido mas forte e balançou tudo!”, relata.
Segundo o professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Unb), Marcelo Peres Rocha, o tremor aconteceu em uma das regiões sísmicas do Brasil, mas não há razão para pânico.
“Essa região do pantanal é uma região de afinamento litosférico, e sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade. Apesar disso, não estamos em borda de placa, onde terremotos de maior magnitude ocorrem”, explica.