Mau tempo encerra maioria dos monumentos de Sintra por risco de queda de árvores

 

MAU TEMPO

Depressão Martinho traz ventos fortes e agitação marítima, levando ao encerramento preventivo de vários espaços históricos

A forte tempestade provocada pela depressão Martinho está a afetar várias regiões de Portugal, levando ao encerramento da maioria dos monumentos e parques no concelho de Sintra, devido ao risco elevado de queda de árvores. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal de Sintra e comunicada esta quarta-feira, 19 de março, como medida de precaução face às condições meteorológicas adversas.

De acordo com a autarquia, foram ativadas as cancelas no perímetro florestal sul da Serra de Sintra, impedindo o acesso a várias zonas de risco. Entre os espaços encerrados ao público encontram-se a icónica Quinta da Regaleira, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Chalet da Condessa d’Edla, o Castelo dos Mouros, o Parque e Palácio de Monserrate, o Convento dos Capuchos, o Parque da Liberdade e a Quinta Nova da Assunção.

Apesar do encerramento de grande parte dos monumentos históricos da região, ainda é possível visitar o Palácio Nacional de Queluz e o Palácio Nacional de Sintra, uma vez que se encontram fora do perímetro florestal afetado. No entanto, a Câmara Municipal recomenda aos visitantes que acompanhem as atualizações sobre a evolução do estado do tempo.

A depressão Martinho trouxe consigo chuva intensa, ventos fortes e forte agitação marítima, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso amarelo desde as 6h00 desta quarta-feira, passando posteriormente a laranja. Faro e Beja também serão afetados pelo agravamento do estado do tempo. Prevê-se rajadas de vento entre 80 e 90 km/h no litoral e até 120 km/h nas terras altas, bem como ondas de 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro e 3 a 4 metros a norte.

A autarquia e as autoridades meteorológicas aconselham a população a evitar deslocações desnecessárias para áreas de risco e a manter-se informada sobre as atualizações das previsões e alertas meteorológicos nos próximos dias.