Morreu Hugues Oyarzabal, Ícone do Surf, aos 39 Anos – News Agora Mesmo

ÚLTIMA HORA

O mundo do surf está de luto. O surfista francês Hugues Oyarzabal, conhecido por ter sido um dos primeiros a filmar-se dentro de ondas tubulares, faleceu no passado dia 21 de fevereiro, aos 39 anos, na sua casa em Biarritz, França. A notícia só agora foi tornada pública pelos seus pais, que revelaram ao New York Times que o filho tirou a própria vida.

“O seu sofrimento físico e psicológico foi muito grande. Escolheu deixar-nos, para reencontrar a paz e a serenidade que não conseguiu encontrar nos últimos anos”, afirmaram os pais. Oyarzabal sofria de transtorno bipolar, uma condição que lhe foi diagnosticada ainda em criança.

A sua paixão pelo surf levou-o a abandonar os estudos aos 16 anos para seguir uma carreira profissional. Em 2001, fez história ao acoplar uma pequena câmara de vídeo à prancha, capturando imagens de dentro dos tubos – um feito inédito na altura. Essa inovação ajudou a redefinir a forma como o surf era registado e apreciado.

Oyarzabal surfou algumas das ondas mais desafiantes do mundo e passou grande parte da sua vida em busca dos locais mais remotos para surfar, especialmente na Indonésia. A sua coragem e criatividade inspiraram toda uma geração de surfistas.

A Federação Francesa de Surf prestou homenagem a Oyarzabal, descrevendo-o como “um dos mais talentosos surfistas franceses de todas as gerações”. A sua perda deixa um vazio no mundo do surf, mas o seu legado permanecerá através das suas imagens e da sua paixão pelas ondas. 🌊

Uma publicação partilhada por Fédération Française Surf (@surfingfrance)